Folar Enrolado de Aveia, Chocolate e Avelã

quinta-feira, abril 09, 2020



Olá!
Estamos na Páscoa, e como não podia deixar de assinalar esta quadra, trago uma receita que fiz no ano passado e foi um sucesso.
Esta receita parece complicada de fazer, mas é mesmo muito simples e fácil.
Boa Páscoa 💗



Folar Enrolado de Aveia, Chocolate e Avelã
Fonte: Sweet Gula

Ingredientes
150 ml de bebida de aveia
60 g de açúcar amarelo 
11 g de fermento de padeiro seco (ou 20 g de fermento fresco)
300 g de farinha extra fina
300 g de farinha de aveia integral
1 pitada de sal   
80 ml de azeite (usei óleo)
3 ovos
Para o Recheio
60 g de chocolate com 70% de cacau
80 g de manteiga
150 g de açúcar amarelo
100 g de avelãs moídas
1 gema de ovo + 1 ovo (para pincelar)

Preparação Kitchenaid
1. Amorne a bebida de aveia, junte o açúcar e o fermento de padeiro. Mexa muito bem e deixe repousar cerca de 10 minutos ou até a mistura começar a formar bolhas.
2. Na taça da Kitchenaid coloque as farinhas e o sal e abra uma cavidade no centro. Junte o azeite (óleo), os ovos e a mistura de fermento e com o gancho amassar até obter uma massa lisa e elástica com a velocidade 4/6. 
3. Forme uma bola com a massa, coloque na taça, tape com um pano e deixe levedar durante 2 horas ou até que a massa dobre de volume.
4. Prepare o recheio, derretendo o chocolate e a manteiga em banho-maria. Adicione o açúcar, as avelãs moídas e a gema de ovo. Misture com uma vara de arames até os ingredientes ligarem e reserve no frigorífico até usar.
5. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, divida-a em duas partes e estenda cada uma delas, usando o rolo da massa e formando dois rectângulos com cerca de 15cm x 60cm.
6. Espalhe uniformemente metade do recheio sobre um dos rectângulos de massa e coloque o segundo rectângulo sobre o primeiro. Volte a espalhar o restante recheio e dobre a massa ao meio partindo da parte mais larga. Comece a enrolar uma das extremidades, como se fosse uma torta.
7. Coloque o folar num tabuleiro com papel vegetal ou, preferencialmente, numa forma redonda com Ø20 cm, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Deixe o folar levedar por mais 1/2 hora.
8. Pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele o folar com o ovo batido e leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Retire o folar do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Bom apetite! 💗



Também pode gostar ...

0 comentários

Subscrever blog